Sobre a Autora

Foto da autora.

Em muitos anos de trabalho como regente em turmas de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, pouco ou nada ouvi falar sobre altas habilidades ou superdotação.

Até que em uma classe de primeiro ano tive uma aluna de seis anos, que além de ler fluentemente com compreensão, e escrever textos já com estrutura, tinha uma postura diferente das outras crianças. Apresentava reflexões e opiniões sobre assuntos familiares e escolares, assim como dava ideias de como os colegas poderiam aprender melhor, embora tivesse um pouco de impaciência com as dificuldades, suas e de seus pares.

Esta aluna me despertou a curiosidade de saber o que estava se passando, e como deveria trabalhar com ela, pois obviamente os métodos e técnicas por mim conhecidos não davam conta de atender às necessidades desta criança.  E  ela já começava a verbalizar o quanto a escola a estava entediando.

Nesta busca por informações através de literaturas e saberes dos colegas regentes, percebi como nós professores tínhamos pouca informação sobre o assunto, e por isso decidi me aprofundar neste estudo.

De volta à Faculdade, fui fazer o mestrado na UFF (Universidade Federal Fluminense), em Diversidade e Inclusão no CMPDI (Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão). Escolhi a linha de pesquisa Altas Habilidades/Superdotação e Notório Saber.

Na minha pesquisa pude constatar o quanto professores negligenciam estes alunos por desconhecimento do assunto,  consequentemente por não saber como trabalhar com eles, e até mesmo por não saber os direitos que eles têm. E o que mais me impressionou é a quantidade de  alunos que passam despercebidos por nossas turmas, e as possíveis consequências desta “desatenção” por falta de informação. Precisamos, urgentemente, nos apropriar deste conhecimento, que já vem há muito tempo sendo construído nos meios acadêmicos.

Esta pesquisa com professores está relatada na minha dissertação de mestrado “Altas Habilidades nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um estudo sobre o olhar dos professores”, disponibilizada aqui neste site.

Site este que é a evolução do blog, inicialmente apresentado como produto do mestrado profissional, o qual tinha como objetivo a divulgação da produção científica confiável sobre Altas Habilidades/Superdotação para fácil acesso dos professores. E é nesta perspectiva que ele continua a ser atualizado.

Aqui os professores terão acesso aos textos que normatizam o atendimento dos alunos com altas habilidades/superdotação, como identificá-los, que instrumentos usar para isso, depoimentos de pessoas que trabalham com estes alunos, vídeos e lives. Temos também uma aba de contato, no qual me disponibilizo a tirar dúvidas ou fornecer esclarecimentos sobre o assunto. Espero que este site possa ser útil para você.